A coceira é o sinal mais comum que seu bichinho pode ter alergia. Além da inflamação da pele, a lambedura constante e o prurido intenso podem nos levar a essa desconfiança. Dentre as alergias que o seu pet pode ter, três delas se destacam: a alergia a picada de ectoparasitas (DAPE), como pulgas e carrapatos, a alergia alimentar e a dermatite atópica.
A DAPE é a primeira forma que devemos descartar com o uso de antiparasitários, sejam eles pipetas, sprays ou comprimidos. A Virbac possui em sua linha o Effipro, que é um ectoparasiticida de uso externo e que mata pulgas e carrapatos pelo contato com o composto ativo do produto. É seguro e prático, cuja aplicação é fácil, rápida e indolor.
A segunda forma de alergia que devemos descartar é a alergia alimentar, na qual o corpo do pet desenvolve uma reação de hipersensibilidade a algum componente do alimento, geralmente proteínas. Desse modo, o sistema imunológico reage a moléculas que normalmente não causariam problema, mas que neste caso podem gerar sintomas cutâneos. Nestes casos, o ideal é usar rações hipoalergênicas com proteínas hidrolisadas ou até mesmo dietas naturais que restrinjam determinados tipos de proteína. Nos pacientes com alergia alimentar devemos cuidar muito com o oferecimento de petiscos, por menor que seja a quantidade pode gerar uma grande reação. O VeggieDent é um petisco hipoalergênico pois ele é 100% de base vegetal, e além disso ajuda a cuidar da saúde oral do seu pet.
Para finalizar, caso sejam descartadas essas duas primeiras formas e o cão ou gato persistirem com o prurido constante, chegamos ao diagnóstico de dermatite atópica. As causas da dermatite atópica ainda não estão cem por cento elucidadas, mas podem estar relacionadas com defeitos de produção de componentes da pele ou até mesmo por uma predisposição do animal a desenvolver inflamações que alterem o pH e a microbiota da pele.
Para tratarmos um cão atópico, primeiro precisamos ter em mente que esta é uma doença de caráter genético e que NÃO TEM CURA. Logo, a terapia constituirá em um primeiro momento onde tiramos o animal da crise e reduzimos os sintomas e em um segundo momento, onde realizamos uma manutenção com o intuito de evitar que uma nova crise aconteça.
Dentre os produtos para diminuir a crise, podemos citar o uso de corticoterapia, xampus hipoalergênicos, repositores de barreira visando a reestruturação da pele, hidratantes e a suplementação com ômegas e vitaminas. Vale ressaltar que em alguns casos é necessário o uso de antibióticos para eliminar bactérias que se aproveitaram da situação para crescer nesta pele.
Após este primeiro momento, depois de já ter havido uma redução significativa da coceira e inflamação, podemos seguir com os xampus, hidratantes e repositores de barreira, além de produtos anti-inflamatórios.
A Virbac é líder mundial em dermatologia veterinária e conta com uma linha completa para tratamento do pet alérgico. Conta com xampus que aliviam a irritação da pele, hidratam, restauram a barreira cutânea e regulam a microbiota, como o Episoothe Xampu e o Allermyl SIS. Como um potente repositor de barreira também podemos citar o Allerderm SIS spot-on. Para controle imediato da inflamação e coceira, podemos fazer uso do Cortavance, que é um corticoide de uso tópico com baixa absorção sistêmica e extremamente seguro, que evita os inúmeros efeitos colaterais de um corticoide comprimido.
Dentre as suplementações, a linha possui o Complederm, um sachê rico em ômega 3 e 6 e vitamina E, de fácil administração e muito bem aceito por cães e gatos. Para finalizar, a fim de impedir uma nova crise, a Virbac conta com o Cyclavance, uma ciclosporina veterinária de alta performance que vai agir diretamente no sistema imunológico do pet, fazendo com que o mesmo não produza mais as substâncias químicas responsáveis pela coceira e pela inflamação.
Como podemos perceber, o diagnóstico e tratamento de um cão alérgico envolve vários fatores, muita paciência e comprometimento. Procure seu médico veterinário de confiança para que ele possa o orientar da melhor maneira possível e siga corretamente suas indicações.