A brucelose é uma enfermidade causada por uma bactéria e atinge principalmente os mamíferos. Vale ficar atento pois ela pode ser transmitida dos animais diretamente para os seres humanos. Quer saber mais? Então fique atento e confira o texto a seguir.
O que é?
A brucelose é causada por bactérias da família das brucellas que engloba várias espécies, porém, a mais importante economicamente é a brucella abortus, a qual leva a problemas reprodutivos em bovinos causando principalmente abortos e retenção de placenta em vacas e em touros, inflamação nos testículos podendo levar à infertilidade.
Controlando a doença
O controle da doença é regulado atualmente no Brasil pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, o programa regula o controle da doença em todas as fases da produção animal, desde a vacinação até o trânsito de animais e produtos derivados. É obrigatória a vacinação de todas as fêmeas bovinas e bubalinas entre 3 e 8 meses. Ainda, é obrigatória a apresentação do teste sorológico realizado por um médico veterinário credenciado para emissão de Guia de Trânsito Animal de todos os animais a serem transportados, exceto para abate. Em caso de positividade, os animais devem ser abatidos. Todo esse controle é realizado pelo Serviço Veterinário Oficial do Ministério da Agricultura juntamente com as Secretarias Estaduais.
Zoonose
O que muita gente não sabe é que a brucelose é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para os seres humanos. A transmissão acontece principalmente pelo consumo de leite cru, carne mal cozida e até mesmo pelo queijo. Além disso, pessoas que estão em contato e trabalham diretamente com esses animais, podem estar suscetíveis a doença. Até mesmo a vacina pode ser um meio de transmissão quando mal manejada, por ser feita de bactérias vivas. Por isso, nos dias atuais existem alguns cuidados que precisam ser levados em consideração e somente veterinários autorizados podem aplicar as vacinas no rebanho.
Cuidados ao consumir leite e derivados
O consumo de derivados do leite do animal infectado pode ser uma via de transmissão da doença. Então o ideal é que não utilize leite cru para o consumo e para a produção de derivados, como o queijo, e que aguarde o tempo certo de maturação do produto para que ele fique próprio para consumo. O processo que elimina a bactéria do leite é a Pasteurização, por isso, sempre consuma leite que foi previamente tratado e fiscalizado.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a brucelose, cuidados e meio de transmissão, continue acompanhando nosso blog para ficar sempre por dentro das nossas dicas e informações. Até a próxima.