Em Outubro de 1988, na recém emancipada cidade de Nova Alvorada, duas pessoas davam um passo para iniciar uma grande conquista em suas vidas. Vislumbrando as oportunidades que surgiriam com a emancipação do Distrito de Alvorada, os empreendedores Oneide Francisco Basso e Jair Antônio Pancotte se uniram e fundaram a Basso & Pancotte Ltda, um comércio que atendia as necessidades dos produtores e pecuaristas locais, vendendo produtos da área agrícola, veterinária e material de construção.
Com uma grande visão de expandir os negócios, os dois sócios resolveram ampliar a atuação para cidades vizinhas, proporcionando uma maior proximidade com as indústrias e despertando o interesse de atuar no ramo atacadista.
Aos poucos foram sendo incorporadas novas regiões, sempre de forma consciente e planejada, começando pelo atendimento de todas as regiões do Estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Hoje a atuação compreende todo o país.
O atual cenário econômico mundial, no qual o Brasil exerce um papel de destaque no setor do agronegócio, serviu de impulso para a expansão e o grande crescimento da Basso Pancotte, que hoje figura como o principal distribuidor de produtos veterinários no Brasil.
Com a atualização constante das estruturas de tecnologia da informação, operacional e logística, uma excelente força de vendas e grandes profissionais na área administrativa e de apoio, a empresa expandiu sua atuação para o restante do Brasil de forma sustentada. Hoje conta com Centro de Operações em Cambé, PR e Vespasiano, MG.
Um dos diferenciais da empresa é oferecer amplas oportunidades de escolha à disposição dos clientes com um amplo e diversificado mix de produtos que ultrapassa os 8.500 itens, sendo eles: medicamentos e instrumentos veterinários, vacinas, equipamentos de segurança e camping, ferragens, material de construção, sementes de hortaliças e pastagens e toda linha para pet-shops, atendendo assim as exigências de seus clientes e ficando em sintonia com o mercado.
Destaca-se também a distribuição exclusiva de algumas marcas e produtos, traduzindo desta forma a confiança e credibilidade da empresa com o mercado.