A hipocalcemia subclínica é uma doença que afeta os rebanhos leiteiros, sendo considerada uma das principais responsáveis por prejuízos econômicos nas fazendas. Diferentemente do que muitos produtores podem pensar, trata-se de uma doença bastante comum. Por essa razão, é necessário que o produtor fique atento, visto que ela pode atingir até 50% dos animais no pós parto.
Você sabe o que é a hipocalcemia subclínica?
É um transtorno metabólico diretamente relacionado ao parto e à lactação. É comum nas vacas leiteiras e é responsável pela redução de cálcio no sangue. Dentre os principais sintomas estão: diminuição do apetite, contrações musculares, baixa imunidade, redução na produção de leite, menor taxa de fertilidade e até mesmo a morte.
Formas de tratamento
Quanto ao tratamento, a forma mais eficiente é a prevenção. Por isso, é fundamental que os animais tenham uma dieta aniônica no período pré-parto. As vacas que são alimentadas com essa dieta, tendem a ter o pH sanguíneo levemente ácido o que leva à otimização do metabolismo do cálcio no sangue. Mas como? O aumento da retirada de cálcio dos ossos e a absorção intestinal faz com que cada vez mais cálcio esteja presente na corrente sanguínea.
O Vitallone Pro Energy foi desenvolvido objetivando solucionar os problemas de hipocalcemia subclínica. Trata-se de um suplemento oral que contém propilenoglicol, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e dextrose, para uso em vacas no período peri parto. O suplemento auxilia na correção do balanço nutricional negativo, ajudando a fornecer energia na forma de glicose proveniente do propilenoglicol. Além disso, mantém os níveis séricos destes nutrientes normais durante o período de pré e pós parto.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a hipocalcemia subclínica, seus principais sintomas e forma de prevenção, vale ficar atento e monitorar o rebanho. Visto que ela é uma porta de entrada para diversas outras doenças, todo cuidado é necessário.