As doenças que acometem a pele e seus anexos, são denominadas dermatopatias ou dermatoses. A pele é dividida em três camadas denominadas epiderme (mais externa), derme (intermediária) e hipoderme (mais interna), também conhecida como tela subcutânea, sendo constituída de tecido conjuntivo frouxo, que fica logo abaixo da derme. Há ainda vários órgãos anexos, como folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas.
A pele é um órgão muito mais complexo do que aparenta. A sua função principal é a proteção do organismo das ameaças externas físicas. No entanto, ela tem também funções imunitárias, e é o principal órgão da regulação do calor, protegendo contra a desidratação. Tem também funções nervosas, constituindo o sentido do tato e metabólicas, como a produção da vitamina D.
As dermatopatias tem grande prevalência no mundo todo. Este tipo de enfermidade representa cerca de 20% a 75% dos atendimentos realizados em cães na clínica de pequenos animais. Sintomas como o prurido, lesões na pele e odores desagradáveis são as causas mais comuns que levam os proprietários a buscarem atendimento clínico veterinário. Existem várias causas para as dermatopatias, dentre elas as alérgicas, autoimunes, bacterianas, fúngicas, parasitárias, congênitas, psicogênicas, nutricionais e endócrinas.
Para a pele se tornar uma barreira resistente a estas doenças, ela depende das gorduras ou lipídios dietéticos que fornecem calorias e ácidos graxos essenciais (AGE). Como componentes dos fosfolipídeos da membrana celular e precursores de uma variedade de substâncias reguladoras, os AGE mantêm a saúde e a integridade dos tecidos epiteliais do organismo. Por haver uma grande renovação das células, a pele é muito suscetível à deficiência de AGE. Cães requerem uma fonte dietética de ácido linoleico, e gatos necessitam de ácido linoleico mais ácido araquidônico.
Em animais com a deficiência de AGE o pelo se torna seco, opaco e desenvolvimento de lesões cutâneas. Ao longo do tempo, a pele torna-se gordurosa, pruriginosa e suscetível a infecção. A mudança nos lipídeos superficiais da pele altera a flora bacteriana normal e predispõe às infecções secundárias. Além disso, tem sido descrito descamação epidérmica, exsudados interdigitais e otite externa em cães. Em gatos, a deficiência de ácido linoleico origina sinais semelhantes.
O Bulvitan Derme, é um suplemento alimentar indicado como coadjuvante na regeneração da pele e do pelo, promovendo uma nutrição e saúde nos animais possível de ser visto. Por conter Ômega 3, 6 e 9, provenientes de óleo de linhaça, óleo de peixe, óleo de salmão, sendo estas fontes de ácidos graxos essenciais, vitaminas e sais minerais, o animal tem suas necessidades nutricionais completas para uma pele saudável e um pelo com brilho.