Um dos setores mais importantes para a economia do Brasil, sem dúvidas é o agronegócio. Devido a sua extensão territorial e variedade climática, o Brasil tornou-se um dos principais produtores agrícolas do mundo, e figura hoje entre os maiores exportadores deste setor em todo o mundo.
Devido a tais fatores, é normal que desperte em muitas pessoas que almejam ter um negócio próprio, o interesse em abrir uma loja de produtos agropecuários. Pensando nisso, resolvemos escrever este texto, a fim de ajudá-los com os primeiros passos neste ramo bastante desafiador.
Os Primeiros Passos
Localização
Vale lembrar que a venda de produtos agropecuários, não necessariamente precisa ser uma atividade localizada em áreas agrícolas, porém no que diz respeito ao ponto de venda, algumas características são importantes de se destacar: A visualização, a acessibilidade, o estacionamento e a infraestrutura do local.
Avalie também as condições do imóvel. Leve em conta os custos de operação como aluguel e impostos, e não se esqueça de considerar também os custos de instalação, como obras e reformas.
A Legislação
Esteja informado sobre todos os produtos que você poderá comercializar, e conheça a legislação sobre alguns produtos mais específicos, que podem exigir em alguns casos que o comerciante tenha um veterinário na loja. Saiba que uma simples contaminação de solo, até mesmo uma indicação incorreta de medicamento pode acabar sendo considerado um crime ambiental, mesmo que seja um acontecimento acidental.
Produtos
A gama de produtos é vasta e depende muito da sua clientela. Uma loja agropecuária deve ser vista como uma loja de departamento para o homem do campo.
Podemos dividir os produtos em linhas que atendem alguns nichos específicos:
Alguns produtos são mais vendidos em determinadas épocas, por isso é preciso entender de culturas e saber quais produtos são mais adequado para tais épocas.
Equipe
O número de funcionários de uma loja varia de acordo com a demanda que a sua loja será capaz de atender, mas é fundamental que se tenha uma equipe preparada e habilidosa, que conheça os produtos oferecidos com profundidade, que saiba manter um controle de estoque bem organizado que evite prejuízos e torne os processos ágeis, que tenham visão de mercado e vontade de crescer junto com a empresa.
Treinamento
É de fundamental importância para que a sua equipe de funcionários mantenha-se atualizada oferecer treinamentos e avaliar o desempenho da mesma, pois uma equipe preparada torna a sua empresa cada vez mais competitiva no mercado e ajuda os seus funcionários a se manterem cada vez mais motivados.
Fornecedores
Ter um bom fornecedor como a Basso Pancotte que possui vasta experiência de mercado, é a garantia não apenas de vender bons produtos, mas também de poder ter segurança quanto aos prazos de entrega, poder contar com o profissionalismo de pessoas que entendem deste mercado, e que podem dar o suporte necessário.