Cuidar da saúde oral do seu pet é aumentar a expectativa de vida dele.
O sorriso dos nossos amigos é naturalmente lindo, mas para que continue assim devemos nos atentar para alguns cuidados. Assim como nós, a rotina de cuidados deve ser diária! Sim, seu pet também precisa escovar os dentes.
Cuidar da higiene bucal não é apenas para manter os dentes brancos e evitar o mau hálito e sim cuidar da saúde como um todo, já que a doença pode atingir, pulmões, coração, fígado e rins.
Cerca de 80% dos cães e 70% dos gatos, após os 2 anos de idade apresentam algum grau de doença dentária ou doença periodontal, constituindo o problema mais comumente observado na rotina clínica. Apesar de ser muito observada pelos veterinários, muitas vezes, passa despercebido pelos tutores, já que os sinais clínicos são discretos no início.
Então devemos ficar atentos a alguns sinais, como: alteração de coloração na gengiva e sangramento, mau hálito, tártaro, dor e queda dos dentes.
A placa bacteriana tem a capacidade de se fixar aos dentes já nas primeiras 24 horas após a limpeza, por isso, é tão importante cuidar da higiene oral diária dos nossos pets, para que eles vivam mais e melhor.
Cuidados em casa
Podemos dividir os cuidados em ativos e passivos:
- Cuidados ativos são aqueles que envolvem a participação do tutor.
Escovação: a escolha da escova deve ser baseada no porte do animal, o uso de dedeiras ou gazes não substitui a escova, mas pode ser uma alternativa para os animais não habituados. Não devemos utilizar pasta de dente humana, já que estes contem sabões e flúor, podendo trazer problemas graves e deglutidos.
- Inicie precocemente: animais jovens são mais receptíveis aos treinos;
- Evolua lentamente: comece adaptando seu pet ao toque na boca, depois passe a manipular os dentes com os dedos, por fim, evolua com a escovação;
- Situação positiva: use recompensas como petiscos, brinquedos e muito carinho, como reforço positivo pelo bom comportamento;
- Seja consistente: torne a escovação um hábito diário e um momento feliz com seu melhor amigo;
- Não esqueça: manipular a boca dos animai pode ser um problema, já que pode haver o risco de mordidas, fique atento!
C.E.T PASTA é um produto altamente palatável, sabor frango. Possui em sua composição agentes abrasivos e o exclusivo sistema enzimático (Complexo Enzimático Tiocianato), em contato com a saliva, forma íons que auxiliam nos mecanismos naturais de defesa da cavidade oral.
- Cuidados Passivos são baseados no comportamento de mastigação do próprio animal, auxiliam no controle das doenças, desde que elaboradas para esse fim. Além de servir como uma recompensa por se comportar bem, eles amam!!
VEGGIEDENT FR3SH: É um produto natural, 100% vegetal e altamente palatável. Possui um exclusivo formato em Z que auxilia na remoção das placas dos dentes, sua tecnologia FR3SH age de 3 maneiras: Auxilia na limpeza dos dentes, refresca o hálito e auxilia a combater as causas não orais do mau hálito.
Além do delicioso petisco Verggident Fr3h, temos os aditivos para a água composto de soluções orais adicionadas a água não alterando o sabor nem a coloração, muito efetivo no controle da placa bacteriana além de ser muito prático para o tutor, sendo um excelente aliado a pets mais seletivos.
AQUADENT FR3SH: É uma solução prática a base de eritritol, extrato de romã e inulina (exclusiva tecnologia FR3SH). Com excelente aceitação, inclusive para gatos. Deve ser adicionado a água de bebida, na proporção 500ml de água para 5ml de AQUADENT.
Uma combinação dos métodos ativos e passivos é a forma mais segura de garantir a saúde oral de cães e gatos, não tem desculpas quando o assunto é saúde oral, né?!