As alergias ou dermatites alérgicas fazem parte da rotina da clínica dos cães e gatos, isso se dá por diversos fatores, pode ser por meio de contato com alguma substância ou até por conta de uma picada de ectoparasita, por exemplo, pulga e carrapato. A alergia é uma reação do sistema imunológico do animal a alguma substância, onde qualquer coisa que cause alergia é chamada de alérgeno.
Quando o corpo do animal reconhece a substância como algo estranho, ele responde provocando uma reação alérgica, isso varia bastante de indivíduo para indivíduo. O alérgeno pode penetrar no organismo do animal por meio de quatros vias: inalação, ingestão, contato com a pele (alergia de contato) ou por via parenteral.
A queixa principal do proprietário é o prurido intenso (coceira), o qual se dá devido à hipersensibilidade que ocorre na pele do animal, mas também podemos notar a perda de pêlo, lambedura excessiva, descamação, ferimentos e vermelhidão. Alguns desses sintomas podem acontecer por ansiedade de separação, caso o animal fique sozinho por muito tempo e sem nenhuma atividade para se entreter, ou até mesmo por estresse, caso tenha uma rotina que não condiz com as características da raça.
Quanto mais contato com o alérgeno, maior a intensidade da alergia e mais sérias as consequências, por isso é sempre bom levar o animal periodicamente ao médico veterinário, uma vez que só ele descobrirá qual o alérgeno e tratamento ideal para o seu pet.
Assim que descoberta a causa da dermatite o médico veterinário poderá optar por um anti-histamínico, uma opção é o Alergovet C (Coveli), esse por sua vez é eficaz contra pruridos, urticária, dermatite alérgica e a picada de insetos, e o mais interessante é que se associar esse aos ácidos graxos (Ômegas), por exemplo, Bulvitan Derme (Coveli), conseguimos uma resposta ainda mais significativa para o tratamento, já que esse segundo tem em sua composição os ômegas 3, 6 e 9, que darão maior vitalidade aos pêlos do seu animal, propiciando assim conforto e bem estar ao seu pet.