RUMINOL – Tratamento do meteorismo e timpanismo
O timpanismo do rúmen, também chamado de empazinamento, é um capítulo importante na patologia dos ruminantes.
A sua sintomatologia é representada por um acúmulo excessivo de gases no rúmen dos bovinos e ovinos devido a uma alteração dos fenômenos fermentativos que fazem parte dos processos normais da digestão desses animais.
Essa formação de gases é normal, proporcionando um excesso dos mesmos no rúmen e no retículo sob a forma de espuma e bolhas pequenas e médias.
A distensão do rúmen é acompanhada sempre de espasmos da abertura do esôfago e também provoca paralisia da musculatura do rúmen.
Esse fenômeno dificulta a expulsão de gases em excesso.
Diversos autores sustentam que os princípios ativos que consigam baixar a tensão superficial do conteúdo do rúmen, desfazendo desta forma, as bolhas e a espuma conseguem em breve tempo melhorar as condições locais, fazendo desaparecer o meteorismo.
INDICAÇÕES:
No tratamento do meteorismo ou timpatismo agudo ou crônico dos ruminantes e no timpanismo do ceco dos equídeos. O RUMINOL tem o poder de reduzir a tensão superficial dos líquidos, facilitando com isso o desprendimento dos gases, sob a forma de bolhas. Torna-se possível desta forma a eliminação do gás formado através de erutações ou pelo conduto intestinal, uma vez que o produto é também estimulante mecânico da motilidade intestinal, podendo assim ser utilizado como laxante, se for o caso.
POSOLOGIA E MODO DE USAR:
Bovinos: Administrar por via oral,100 mL de Ruminol puro ou misturado em meio litro de água morna.
Ovinos e Caprinos: Administrar por via oral, 30 a 50 mL de Ruminol puro ou diluído em 250 mL de água morna.
de água morna.
Eqüinos: No tratamento do timpanismo do ceco destes animais, administrar por via oral l00 mL de Ruminol puro ou diluído em 1 litro de água morna.
Obs.: O Ruminol pode ser também introduzido diretamente no rúmen dos ruminantes, depois da operação direta do esvaziamento do ar, para assim impedir nova formação de gases. Mudança na posologia a critério do médico veterinário.
FÓRMULA:
Cada 100 mL contém:
Solução de silicone a 30% ……………….. 5 mL
Suspensão de metilcelulose q.s.p…….. 100 mL
PRESENTAÇÃO:
Frascos com 100ml.