Institucional Produtos Blog Vídeos Trabalhe Conosco Contato Privacidade Compre Online

DOENÇA PERIODONTAL EM PETS, VOCÊ SABE O QUE É?

Dentre os diversos problemas que acometem a cavidade oral de cães e gatos está a doença periodontal, a qual afeta 80% dos animais. Essa afecção compromete gengiva, osso alveolar, cemento e ligamento periodontal. O acúmulo de biofilme dental, comumente chamada de placa bacteriana, pode levar a um quadro de inflamação da gengiva conhecido como gengivite.

Se esse quadro for negligenciado, pode haver um agravamento dessa inflamação, bem como formação/deposição de tártaro, atingindo o periodonto de sustentação, resultando em sua destruição no quadro conhecido como Periodontite.

Com isso, as bactérias presentes na cavidade oral podem causar danos muitas vezes irreversíveis ao animal, levando assim há outras doenças como por exemplo, a endocardite, doença essa que se caracteriza pela inflamação das estruturas internas do coração. Essas bactérias instaladas ali migram através da corrente sanguínea até os tecidos e se espalham por todo organismo do animal, causando inúmeras doenças, entre elas a endocardite, se não tratadas há tempo e da forma correta.

No tratamento quando há apenas placa bacteriana, a escovação frequente e
higienização bucal com soluções adequadas ajudam a melhorar o aspecto e prevenir a doença e agravamento do quadro. Em circunstâncias mais graves, procedimentos mais invasivos como a tartarectomia e, em últimos casos, a exodontia, faz-se necessário.

Segundo estudos feitos, a Clorexidina demonstrou ser a substância de maior eficácia no combate aos microrganismos causadores da placa bacteriana (Harvey, 1992; Gorreal, 2004; Gorreal et al., 2004; Gioso, 2007).

Pensando em tudo isso, a Vansil lançou no mercado o HÁLITO DINE, produto à base de CLOREXIDINA 0,2% para cães e gatos, sendo o mais concentrado do mercado. Tem poder residual de 12 horas, eficácia comprovada no controle das bactérias causadoras da placa bacteriana, auxílio na remoção das pastas de polimento, sabor agradável de menta e é o
primeiro antisséptico bucal do mercado para animais. Hálito Dine está disponível em frasco spray de 100 ml para uso, e deve ser administrado diretamente na cavidade oral ou com compressa de gaze.

Para profilaxia da halitose (mau hálito) aplica-se 2 vezes ao dia após cada refeição, e para infecções na boca, gengiva e garganta utiliza-se na 1ª semana todos os dias, na 2ª semana em dias alternados e a partir da 3ª semana, 1 a 2 vezes. Único com efeito terapêutico.

SAÚDE BUCAL É FUNDAMENTAL: HÁLITO DINE.

Leticia dos Santos – M.V. Promotora Técnica Vansil, UCB e Coveli Pet RS.