Saber diferenciar remédio e vacina é importante para que o produtor rural saiba cuidar corretamente da saúde e bem-estar dos animais. Embora pareçam iguais, são coisas totalmente diferentes. Confira o texto a seguir!
Vacina e remédio
A vacinação refere-se a prática de administrar a vacina no animal com o objetivo de prevenir doenças por meio da estimulação do sistema imunológico do animal para aquela doença que ele está sendo vacinado. Já o remédio é usado para o tratamento das doenças, ou seja, enquanto a vacina serve para prevenir, o remédio serve para tratar.
Boas práticas aliadas a eficácia
Para que os remédios ou as vacinas possam trazer o resultado desejado em cada animal, é necessário que algumas medidas sejam adotadas pelos produtores rurais a fim de potencializar os efeitos tanto dos remédios, quanto das vacinas. Entre as práticas, destacam-se:
- Comprar apenas vacinas e medicamentos que sejam licenciados pelo ministério da agricultura e que estejam dentro do prazo de validade;
- Aplicar apenas a dosagem recomendada pelo fabricante;
- Aplicar pela via recomendada pelo fabricante;
- Usar uma agulha nova a cada aplicação, evitando que alguma agulha contaminada possa contaminar o frasco de medicamento;
- Agitar os frascos antes de aplicar para que o princípio ativo esteja presente em todas as doses;
- Evitar o estresse de animais antes de aplicação das vacinas;
- Fazer revacinação nos rebanhos, anuais ou até semestrais, seguindo a recomendação apresentada na bula de cada vacina;
Essas são as principais recomendações para que a aplicação das vacinas ocorra da melhor maneira possível. Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro das nossas novidades, até a próxima.