Institucional Produtos Blog Vídeos Trabalhe Conosco Contato Privacidade Compre Online

Tudo o que você precisa saber sobre retenção de placenta

Durante o processo de pós-parto, a vaca passa por diversos processos que acabam comprometendo o seu sistema imunológico, reprodução e até mesmo a produtividade. Um problema que pode ocorrer é a retenção de placenta. Ela ocorre em função da falha na eliminação da placenta em até 12h após o nascimento do bezerro.  Confira o texto a seguir e saiba mais.

Principais causas

Dentre as principais causas que acarretam a retenção de placenta estão fatores de estresse do animal que podem estar relacionados ao manejo inadequado, falta de nutrientes, tempo incomum de gestação, doenças metabólicas e infecciosas e até mesmo fatores ambientais.

Consequências

A placenta possibilita a troca de nutrientes entre o feto e a vaca durante toda a gestação e após o parto ela deve ser eliminada naturalmente pelo sistema reprodutivo do animal para que ocorra a limpeza do útero. Quando essa eliminação não ocorre corretamente, a placenta fica retida podendo causar infecções bacterianas, atraso no cio, dor, febre, redução da produção de leite e atraso no pico de lactação, podendo comprometer o resto da vida produtiva do animal.

Prevenção

A melhor maneira de evitar a retenção de placenta é a prevenção. Sendo assim, torna-se importante atentar para os seguintes pontos:

  • É essencial fornecer nutrientes minerais adequados para o período pré parto;
  • Assegurar que o manejo é realizado por pessoas experientes para que haja todo o cuidado no parto, no momento da retirada do bezerro;
  • Promover um ambiente limpo para a parição;
  • Ficar atento à temperatura do ambiente, para que o animal não passe por um estresse térmico.

Tratamento

Existem muitas controvérsias quanto aos principais tratamentos para esse tipo de enfermidade, sendo utilizados principalmente antibióticos e hormônios. O mais indicado é que exista o acompanhamento de um veterinário para poder diagnosticar e tratar o animal adequadamente.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a retenção de placenta, causas, cuidados e prevenção, pode investir no cuidado adequado dos animais, evitando que o problema possa acontecer. Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro das nossas dicas e novidades.