A maior parte dos problemas reprodutivos de bovinos no Brasil pode estar relacionada, dentre outros fatores, à carências nutricionais subclínicas. A maioria das forrageiras tropicais não apresenta quantidades necessárias de nutrientes essenciais para o crescimento, desenvolvimento e reprodução dos bovinos, especialmente pela não correção de solos.
Neste cenário é necessário suplementar os animais para suprir os minerais deficientes nas forrageiras e garantir assim sua manutenção e produtividade. Os minerais exercem diferentes efeitos sobre a reprodução dos bovinos. Além de outros problemas, também causam desequilíbrio hormonal, resultando em falta de cio (anestro), baixa função ovariana, cios irregulares e outras patologias relacionadas com a infertilidade tanto de machos quanto de fêmeas.
É fundamental que reprodutores e matrizes estejam bem mineralizados para obterem bom desempenho reprodutivo, com vacas parindo bezerros sadios todos os anos.
Os minerais são responsáveis por uma série de funções metabólicas no organismo dos animais. Suas carências podem ocorrer em diversos graus e interferem diretamente nos índices das propriedades.
Como a mineralização dos bovinos pode ser realizada?
A suplementação mineral pode ser realizada de duas maneiras: injetável ou oral, sendo mais comum o uso via oral.
A suplementação oral pode ser com consumo à vontade (animais criados, soltos, a pasto) ou através de ingestão forçada, misturada nos alimentos (animais confinados tanto para a produção de corte ou leite).
A suplementação injetável é um conceito novo no Brasil, porém amplamente difundida em outros países. A grande vantagem deste tipo de mineralização é a segurança de que todo mineral injetado no animal será aproveitado, evitando perdas por fatores ambientais e de manejo que possam comprometer a sua absorção. O uso desta técnica nutricional garante o necessário em momentos estratégicos.
O conceito mineralização injetável na reprodução dos bovinos tem por objetivo a suplementação rápida de nutrientes essenciais quando a demanda por minerais é aumentada. Esse conceito deve ser estendido tanto para gado de corte como para gado de leite.
Estas dicas foram úteis para você? Compartilhe com um amigo. Confira aqui na Basso Pancotte toda a Linha Veterinária.