A alimentação dos animais faz uma grande diferença nos resultados de uma fazenda de leite, interferindo diretamente na produção. A nutrição chega a representar mais da metade dos gastos de um rebanho leiteiro e a vaca leiteira vai produzir conforme o alimento que está ingerindo.
É muito importante ter uma dieta bem formulada e com ingredientes de qualidade, assim o animal pode expressar todo seu potencial genético na produção de leite. Neste contexto, alguns produtores de leite fazem o uso de inoculantes para preservar os nutrientes da silagem. Mas é bom lembrar que ele mantém o teor nutricional, porém não melhora a qualidade das forrageiras.
O que são inoculantes?
São aditivos a base de bactérias com ação benéfica para o desenvolvimento das plantas. Na alimentação do gado de leite, ele ajuda no processo fermentativo da silagem, fazendo com que ele ocorra de uma forma melhor e mais rápida, além disso, promove uma maior estabilidade da silagem na abertura do silo.
Quais são os benefícios do uso de inoculantes?
O grande benefício de fazer o uso de inoculantes é a redução da perda dos nutrientes da silagem. O produto também acelera o processo fermentativo, fazendo com que o animal tenha mais vontade e aceite de uma melhor forma a comida, melhorando os índices zootécnicos.
Dentre os principais benefícios destes produtos se destacam:
- Redução de custos;
- Diminuição de formação de gases e ácidos indesejáveis;
- Estabilidade aeróbia após abertura do silo;
- Rápida redução do PH;
- Redução na proliferação de fungos e leveduras maléficas para fermentação.
Também é importante lembrar do custo/benefício, pois se utilizado corretamente, o inoculante pode aumentar a taxa de recuperação em até 5%, isso significa que a cada tonelada ensilada, a recuperação é de até 50 kg a mais com o uso do produto.
Como é feito o uso?
É recomendado umedecer a semente com água açucarada a 10%. Cada 30g de açúcar em 300ml de água já é suficiente para inocular 50 kg de sementes. O inoculante deve ser uniformemente distribuído na superfície das sementes para obter um benefício máximo da fixação biológica do nitrogênio em todas as plantas.
Vale lembrar que o uso de inoculantes só se justifica quando todo o processo de ensilagem tiver sido feito com qualidade. Uma dica bem importante para garantir uma ótima qualidade é a utilização de forrageiras com alto teor nutritivo. Nesse sentido, o inoculante é a tecnologia que vai completar o processo e acelerá-lo.
Ajudamos você a esclarecer suas dúvidas sobre o uso de inoculantes no melhoramento da silagem? Então compartilhe com um amigo e venha conhecer a linha de produtos veterinários da Basso Pancotte!