A produção de gado de corte requer alguns cuidados em matéria de nutrição. A alimentação dos animais precisa ser bem planejada para satisfazer todas as necessidades nutricionais e, ao mesmo tempo, ser viável economicamente.
Uma dieta que é balanceada deve ser composta por vitaminas, proteínas, aminoácidos, gorduras, açúcares, fibra e água. A combinação destes elementos em quantidades adequadas é que traz os resultados esperados.
Vamos mostrar agora um pouco sobre algumas práticas que podem ser utilizadas pelo produtor para ganhar peso sem elevar custos. Acompanhe!
– Buscar conhecimento sobre nutrição animal
É importante entender as características nutricionais dos alimentos ministrados e estruturar dietas para cada categoria da produção animal. Deve ser considerados fatores de peso vivo, idade, sexo, porte, estado fisiológico, entre outros.
– Melhorar a performance dos animais nas pastagens e no confinamento
Considerando as pastagens como a principal fonte de alimentação para ruminantes é fundamental cuidar delas da melhor forma. Também vale dar uma atenção especial durante os períodos em que o crescimento do pasto diminui (como por exemplo devido a falta de chuvas), fornecendo a suplementação adequada.
De qualquer forma, a performance alimentar do gado de corte tanto nas pastagens quanto no confinamento, deve ser acompanhada, certificando-se de que as proteínas, minerais e a energia necessária estão sendo absorvidas da melhor forma possível para que os objetivos de engorda sejam alcançados.
– Prever o consumo de alimentos facilita o manejo do gado de corte
Planejar com antecedência as necessidades de suplementação é muito importante, e isso em curto e longo prazo, considerando o consumo dos animais nas diversificadas fases de crescimento.
É também importante considerar o manejo, que deve ser o mais simples possível, e sempre com pessoas experientes, na qual irão auxiliar na diminuição do tempo de menejo, consequentemente tendo menores impactos negativos por traumas e stress dos animais, assim obtendo melhores índices produtivos.
Um acompanhamento sistemático da nutrição dos animais facilita estes dois pontos citados acima e solicitar ajuda especializada é muito útil e mais rápido do que agir de maneira intuitiva baseando-se apenas em observação.
– Rações e suplementos de alta qualidade
Uma dica muito importante é a escolha de ração e suplementação adequadas para os animais. O ideal na hora de fornecer para o gado de corte as rações e suplementos é considerar alguns pontos, como ingredientes e porção para cada um deles, tempo de confinamento planejado e planejamento da oferta diária de ração e/ou suplemento para os animais.
Essas foram algumas dicas da Basso Pancotte! Para mais informações continue acompanhando as nossas notícias!