As piscinas residenciais são fáceis de encontrar, encontramos em casas, prédios, chácaras, etc. E quando falamos em cuidados, as piscinas requerem atenção para estarem sempre prontas para o uso. O tratamento destas piscinas varia de acordo com a intensidade de seu uso.
Porque deve-se tratar a água das piscinas?
Para além de um tratamento físico (limpeza, filtragem, aspiração da sujidade depositada no fundo) é importante assegurar à água de uma piscina e dos banhistas um tratamento químico correto e regular para que a piscina esteja sempre em perfeitas condições de utilização. Sem este tratamento a piscina poderá representar riscos para a saúde e segurança dos seus usuários. Para que isso não aconteça existe uma variada gama de produtos químicos que vão desde os reguladores de alcalinidade, pH e de equilíbrio da água, aos clarificantes, desinfetantes, oxidantes e algicidas, para a realização de um tratamento químico eficaz, de acordo com as funções:
- Cloro Orgânico: O cloro é utilizado como desinfetante, elimina microrganismos e bactérias, que podem causar doenças.
- Clarificante/decantador: Os clarificantes tem a função de decantar e clarear a água da piscina.
- Algicidas: Utilizado para combater e prevenir o desenvolvimento de algas na piscina (água esverdeada).
- Reguladores: Os reguladores corrigem os parâmetros de alcalinidade, pH e dureza total.
- Oxidante: Elimina matéria orgânica e recupera o brilho da água.
- Limpa bordas: Limpa paredes laterais da piscina, removendo a gordura depositada nas bordas sem fazer espuma em excesso.
Alcalinidade
A alcalinidade é a medida total das substâncias presentes na água, e capazes de neutralizar ácidos.
PH
O pH da água é a medida do seu equilíbrio total, a proporção relativa de ácidos e bases na água. Se a água for muito ácida, corroerá o equipamento de metal e causará irritação na pele dos usuários. Se a água for muito alcalina, poderá causar descamação na superfície da piscina e no equipamento de bombeamento, e tornar a água mais densa. Além disso, a alta acidez ou alcalinidade podem alterar na eficácia do cloro. O pH correto para piscinas está na faixa de 7,2 (pH do globo ocular) a 7,6, isto é, levemente básica.
Cloro total
É a soma de todos os compostos contendo Cloro (livre e ligados).
Cloro livre
É a quantidade de cloro que sobra após a oxidação da matéria orgânica e após a oxidação das cloraminas.Faixa ideal 1ppm a 3 ppm.
Ácido Cianúrico
É responsável pela estabilização do cloro. O ácido cianúrico, reage com o composto de cloro para formar um composto mais estável que não se degrada tão facilmente quando exposto à luz ultravioleta.
Para saber mais sobre produtos de piscina que a Basso e Pancotte tem para você acesse nosso site! http://www.bassopancotte.com.br/linha_produto/linha-geral/