A anemia, é a falta de glóbulos vermelhos no sangue. Não é uma doença em si e sim uma consequência de outra doença ou da má alimentação. Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio para as células, portanto uma diminuição deles é bastante preocupante.
Nos equinos, a anemia pode indicar tanto uma alimentação deficiente, quanto alguma doença. Fazer o uso de suplementos para cavalos, pode ajudar a combater a anemia, mas é muito importante que a causa seja investigada por um médico veterinário para se ter uma análise mais precisa e um diagnóstico correto.
Quais são os sintomas?
Alguns sintomas que podem ser observados são febre alta, depressão, letargia, abdômen inchado, perda de apetite, fraqueza, pêlo e crina perdendo o brilho.
Por que o cavalo tem anemia?
As causas mais comuns de anemia em cavalos são parasitas, como carrapatos, ou por vírus e bactérias. Ela pode ter origem hemorrágica, como por exemplo, após cirurgias ou traumas.
A anemia hemorrágica crônica tem origem pelas doenças no intestino, ou medular (causada por alguma deficiência que atrapalha a produção dos glóbulos vermelhos e sua reposição).
Existem também alguns tipos de anemias que são mais preocupantes, como a anemia infecciosa equina. Uma doença grave, transmissível, que não possui vacina ou cura, podendo levar o animal a morte. Sua transmissão se dá pelo contato com sangue.
Como prevenir?
Pode-se fazer o uso de suplementos para equinos, que contenham ferro, ácido fólico vitamina B12.
Como tratar?
A dieta do equino deve ser rica em ferro, proteína, e outras vitaminas e minerais essenciais. É importante cuidar das lesões para que a perda de sangue não cause anemia também. O animal deve ser poupado de esforços, deixando que ele descanse pelo tempo determinado pelo médico veterinário.
Venha conhecer a linha Equinos aqui na Basso Pancotte!